Home Música Noticias Literatura Contatto Serviços Pagina 8 Livros Outros...
Cronica e arte

CRONICA E ARTE  CNPJ nº 21.896.431/0001-58 NIRE: 35-8-1391912-5 email cronicaearte@cronicaearte.com.br Rua São João 869,  14882-010 Jaboticabal SP
MUITOS PAIS PARA POUCOS FILHOS  Um artigo de Daniel Joaquim Rodrigues Jaboticabal, 11 de agosto de 2021 Em junho passado, o Governo do Estado de São Paulo apresentou em uma cerimônia, leia-se, ato político, a nova fase do Programa Novas Estradas Vicinais que beneficiará 140 vias com 1.531 quilômetros de melhorias e investimentos de R$ 1,08 bilhão em recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). De modo que, as estradas selecionadas passarão por recapeamento. Dessa forma, muitos municípios serão beneficiados e terão estradas melhoradas e sinalizadas, oferecendo melhores condições de segurança à população. Quanto a isso, não temos dúvidas, já que sabemos a importância das vicinais em relação ao escoamento da produção agrícola e o deslocamento da população aos centros urbanos. Nesse contexto, vale mencionar que, Pitangueiras conta com duas vicinais importantes. A primeira nos liga à Jaboticabal e outra, à Viradouro, sendo que, essa última receberá o melhoramento mencionado. Algo que podemos considerar relevante e plausível, levando-se em conta o escoamento de cana para a usina nas proximidades. Contudo, após esse anúncio, causou-nos surpresa a quantidade de políticos requerendo a “paternidade” dessa conquista, de modo que, nem mesmo a polarização política local impediu-lhes de reclamar a autoria do feito. Portanto, cria-se a dúvida: afinal, essa necessária obra passou por um estudo, por um planejamento ou será efetivada via paternalismo político? Nesse caso, vale lembrar aos políticos locais que seus colegas de função Legislativa da vizinha cidade, a nós unida pela vicinal, também disputam a paternidade da obra. É claro que o importante é a recuperação da estrada e sua paternidade ser atribuída ao suor do trabalhador empenhado em impostos. Portanto, para todos que buscam essa paternidade, vai um conselho: solicitem as mesmas melhorias para a vicinal que nos liga à Jaboticabal, onde também há escoamento de cana de açúcar para uma usina e destilaria locais. Desse modo, a estrada receberia obras de recapeamento, sinalização e alargamento de sinuosas e perigosas curvas, como a do Córrego Seco, e outras, sem esquecer dos acostamentos, é claro. Nesse mesmo contexto, para não perdermos tempo, o que foi narrado também se aplica à instalação do Poupa Tempo na cidade. Sem dúvida uma conquista para os cidadãos, mas que, também não escapou de ter sua paternidade reivindicada e propagada por diversos políticos. Mas vamos poupar o tempo sobretudo daqueles que se servirão desse equipamento público? Que seja instalado em local centralizado para que realmente, poupe o tempo das pessoas. Fica a dica.
fotos EBC
Daniel Joaquim Rodrigues, Professor Pós- graduado em História e Geografia e em Docência para o Ensino Superior. Licenciado em Pedagogia, Coordenador Pedagógico na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduando em Ciências Políticas, Secretário Municipal de Educação (2009/2012) e Secretário Municipal de Agricultura, Industria, Comércio e Meio Ambiente (2013/2014) e Vereador (2015/2016) em Pitangueiras – S.P.
Home Música Noticias Literatura Contatto Serviços Pagina 8 Livros Outros...
Cronica e arte